Cuidados e conservação

Trabalhamos exclusivamente com acessórios em couro, matéria prima natural, nobre e atemporal que, se bem cuidada, pode durar uma vida toda. Por isso, confira algumas dicas e cuidados básicos para sua conservação:

CUIDADOS

  • Limpe seu acessório em couro apenas com um pano levemente umedecido com água. Não utilize produtos químicos, pois eles podem deixar manchas e danificar o material.

  • Não cole adesivos ou similares, a química da cola pode reagir com o couro e danificá-lo.

  • No caso de derramar qualquer líquido em seu acessório, pegar chuva ou entrar em contato com umidade, seque imediatamente o excesso com um pano limpo e deixe o couro secar sozinho, em local arejado e longe da luz solar. Se ficar úmido por muito tempo, poderá mofar e manchar.

  • Tome cuidado ao armazenar ou manusear canetas e objetos pontiagudos próximos ao seu acessório, eles podem deixar arranhões e riscos irreversíveis no couro.

  • Tome cuidado com as superfícies onde o acessório é deixado. Atritos frequentes (principalmente na base e cantos dos produtos) dependendo da intensidade, força e abrasividade da superfície podem também danificar o couro.

  • Para a limpeza dos tecidos internos, utilize um pano úmido. Para manchas mais sérias, utilize um limpador especial para tecidos, como o que você usaria no seu sofá. Evite detergentes ou alvejantes.

  • Em hipótese alguma, coloque seus acessórios na máquina de lavar ou de secar.

  • Zíperes: Nossos zíperes e cursores são da marca Japonesa YKK, marca líder do segmento conhecida mundialmente pela qualidade e durabilidade dos seus produtos. Mas como qualquer produto, requerem cuidados no uso:

    Fechamento dos acessórios: O fechamento de mochilas e bolsas muito cheias sempre acaba sobrecarregando o zíper. Com possibilidade de ocorrer danos ou deslocamento dos elementos (dentes). Nesta situação, com as mãos, aproxime bem os dois lados dos dentes do zíper antes de fechá-lo. Movimente o cursor com cuidado. Se encontrar resistência, retorne o cursor e libere o obstáculo encontrado.

    Obstáculos no manuseio do cursor: Quando seu acessório estiver muito cheio existe possibilidade de trancar algo no fechamento do zíper. Quando sentir o enrosco do cursor, não force, pois o seu movimento precipitado poderá agravar ainda mais o problema. Retorne-o lentamente, removendo o obstáculo e feche o zíper com suavidade.

    Rompimento do zíper: O zíper não rompe apenas com o uso frequente e contínuo, mas pode romper se houver algum atrito, batida ou excesso de força nos dentes do zíper, rompendo a linha de costura que envolve o dente plástico que por consequência acaba danificando o zíper, deixando-o inutilizável. A garantia não cobre estes casos.

  • Mantenha seus acessórios em local arejado e nunca guarde fechado em plásticos. O couro é uma matéria natural, por isso precisa respirar para não criar mofos ou mau cheiro.

DICAS

  • Caso algum ponto de costura comece a abrir, você pode fazer a manutenção em casa utilizando um isqueiro. Com muito cuidado, para não danificar o material em volta, queime o fio até a sua base.
  • Nossos tecidos internos são duráveis e possuem excelente resistência à água e ao desgaste. No entanto, pequenos cortes no revestimento enfraquecem a durabilidade em geral. Por isso, caso seja necessário transportar objetos pontiagudos, recomendamos embalá-los adequadamente.